« Agosto 2017 »

Se pretende receber as nossas novidades insira o seu e-mail
História

Antes de dar a conhecer a ASAE será feita uma breve apresentação de como se iniciou o movimento associativo em Leiria.

Entre 1990 e 1993 os Surdos não tinham uma associação onde se encontrar e trabalhar, pelo que os convívios surgiam num café. Foi nesses convívios que se verificou o quão importante seria ter uma associação autónoma. Contudo essa mesma associação não foi possível ser instaurada, pelo que, este mesmo grupo pediu à Associação Portuguesa de Surdos – APS, que fosse permitido a criação de uma Delegação em Leiria a 18 de Dezembro de 1993. Essa autorização foi concedida e a Delegação de Leiria começou a funcionar. No ano 2004 começou-se a pensar que seria melhor ter uma associação independente e autónoma. Foi nessa altura que a Direcção informou a APS que durante mais um ano iria ser Delegação para se tornar independente no ano seguinte.

No decorrer desse mesmo ano, um grupo começou a pensar no novo nome para a associação. Foi assim que surgiu o nome de Associação de Surdos da Alta Estremadura - ASAE. Este nome vem de encontro aos locais onde se localizam os Surdos nesta região, pois os sócios da então Delegação de Leiria abrangiam grande parte da Alta Estremadura. Foi possível verificar a existência de surdos nos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

No dia 13 de Julho de 2005 a ASAE foi criada. Contudo as funções da Delegação de Leiria continuaram até se extinguirem em Dezembro desse mesmo ano.

Tem sede em Leiria, no Centro Associativo Municipal de Leiria. Conta neste momento com cerca de 200 sócios, entre eles se encontram surdos e ouvintes. A ASAE tem como principal objectivo o de dar a conhecer o movimento associativo dos surdos da Alta Estremadura bem como o de apoiar todos os surdos, desta região, e as suas famílias.

Alto Patrocínio

Liz-online